quinta-feira, 14 de maio de 2009

Evoluída

Tem de ser... Não consigo não contar, mesmo que pareça que me estou a vangloriar... A tia S. é psicóloga e está a especializar-se em psicologia infantil, o que me permite ter muitas dicas do trabalho feito em casa com a nossa filha. Há uns tempos, contou-me que fez uma avaliação a uma criança com mais meio ano do que a M., o que nesta idade faz muita diferença em termos cognitivos. No final do teste, concluiu que aquela menina estava dentro dos parâmetros normais, na escala de 50 em 100. Mas também concluiu que ela sabia fazer menos coisas do que a M., o que implicava que ou o teste não estava bem feito, ou a M. é super inteligente. Questionou o seu professor e mentor, um supra-sumo na área em Portugal nesta matéria. Resposta: "a sua sobrinha não é super-dotada, está é sobre-estimulada. Se os pais quiserem e tiverem paciência conseguem pô-la a ler aos 4 anos.". Não vou tão longe, mas que inchei, inchei... Não tem explicação, o perceber-se o como se está a fazer um bom trabalho com os nossos filhos.

4 comentários:

tuBo em cima disse...

boa boa ;)

Unknown disse...

L'important c'est de leur donner le goût et la soif de découvrir et d'apprendre toujours. Si l'on a réussi à faire cela, ensuite en grandissant ils poursuivront cette démarche en s'enrichissant sans cesse. Voilà ce que je ressens et vois et constate, avec le recul, par rapport à mes enfants qui sont aujourd'hui beaucoup plus grands que ta petite M. Je pense aussi qu'il faut les stimuler tout en respectant leurs choix et en tenant compte de leurs capacités mais également de leurs faiblesses. En grandissant, nous devons être leurs guides en les responsabilisant progressivement. Nous pouvons être ambitieux pour eux et avec eux à condition de ne jamais oublier l'essentiel "qu'ils soient heureux, bien dans leur peau". Mon objectif à moi est et a été, depuis leur naissance, de leur donner le goût et la soif d'apprendre et de réussir à en faire des adultes sains, équilibrés et heureux et là j'aurais réussi, selon moi, mon rôle de mère. Aujourd'hui, c'est le cas ils sont sains, équilibrés et heureux. Mon voeux le plus cher est qu'ils le soient toujours et encore à l'âge adulte.
Bisous

HOPE disse...

:)

És uma babada!!!!

Que tal uma ida ao jardim zoológico e/ou oceanário no fim-de-semana de 7/8 de Junho?
Estamos a caminho do Algarve! Saímos daqui sábado de manhã dormimos em LX e rumamos a sul són ao fim da tarde de domingo. O Pedro tem um torneio por essas bandas...

Bj

Marília disse...

Parabéns aos papás pelo bom trabalho e a M. pela capacidade de resposta!
Por norma já nos ficamos a babar com coisinhas tão simples, quanto mais com motivos de peso, não é?