O QUE É A DIARREIA?
A diarreia define-se como o aumento da frequência das dejecções e diminuição da consistência das fezes. Habitualmente é uma doença aguda, que dura em regra 3 a 5 dias. Devido ao aumento da excreção de líquidos pode conduzir a desidratação e desnutrição, sobretudo nos lactentes. É importante os pais saberem reconhecer os sinais de desidratação para decidirem como e onde tratar.
COMO AVALIAR A DESIDRATAÇÃO?
Para reconhecer se a criança está a ficar desidratada deverá ter em atenção a presença dos seguintes aspectos/sinais:
- Irritabilidade ou pouca reactiva;
- Sede mais acentuada que a normal para a criança;
- Olhos encovados;
- Mucosas (língua, lábios …) pouco húmidas ou secas;
- Presença de prega cutânea (observar o retorno da pele, pinçando o abdómen da criança. Quanto mais lento, maior a prega cutânea).
Se observar estes sinais ou se a diarreia persistir contacte o médico.
O risco de desidratação é mais elevado quando:
. a criança tem idade inferior a 12 meses;
. tem um número de dejecções igual ou superior a 6 por dia;
. tem um número de vómitos igual ou superior a 2 por dia (uma vez que é comum estarem associados à diarreia);
. está mal nutrida;
. faz aleitamento artificial (uma vez que o aleitamento materno confere factores de resistência à infecção ao contrário do aleitamento artificial).
COMO TRATAR A DIARREIA?
O tratamento da diarreia passa pela prevenção e correcção da desidratação e realimentação. Assim, os pais deverão: 1. Dar soros de hidratação oral ou chá preto fraco açucarado em pequenas quantidades e várias vezes ao dia, sem insistir; 2. Introduzir gradualmente a dieta aconselhada em pequenas quantidades.
1. REHIDRATAÇÃO ORAL
A rehidratação oral pode ser feita das seguintes formas (pequenas quantidades de 10-10 min.):- Aleitamento Materna;- Solutos polielectolíticos e glicosados (acessíveis nas farmácias sem prescrição médica) – Dioralyte, Redrate, Miltina solução de rehidratação oral, por ex.;- Solutos caseiros de rehidratação: Água chalada, água de arroz ou água de cenoura.
2. DIETA ACONSELHADA EM CASO DE DIARREIA
· Dos 0 aos 4 meses
- Se amamenta o seu filho, continue a fazê-lo como habitualmente, senão reintroduzir o seu leite habitual ou ... se diarreia arrastada (mais de 3 dias) oferecer leite sem lactose (por exemplo: S26, HN 25 ou AL110), preparado com água;
- Água de arroz.
· A partir dos 4 meses
- Se amamenta o seu filho, continue a fazê-lo como habitualmente, senão fazer leite em água de arroz;
- Caldo de cenoura;
- Arroz branco ou com cenoura (não lavar o arroz);
- Papas não lácteas (por exemplo: Nutribén/Milupa/Nestum de arroz), preparada com água fervida e açúcar;
- Iogurte natural (1 por dia);
- Banana madura e maçã ou pêra cozida;
- Bolacha Maria, tostas ou pão torrado com compota;
- Carnes brancas (perú ou frango) ou peixes magros (pescada ou peixe espada) grelhados ou cozidos.
MODO DE PREPARAÇÃO DOS SOLUTOS CASEIROS
Água chalada: ferver 1 litro de água durante 10 minutos, colocar uma saqueta de chá preto durante alguns segundos, dissolver 4 colheres de sopa rasas de açúcar e dissolver 1 colher de café rasa de sal.
Água de arroz: ferver 2 colheres de sopa de arroz, sem lavar, em 1 litro de água, colocar 1 colher de café rasa de sal, deixar ferver até a água ficar reduzida a metade, coar o arroz e juntar à água que restou 0,5 litros de água fervida
Caldo de Cenoura: cozer 500 gramas de cenouras em bocados pequenos, colocar 1 colher de café rasa de sal, deixar ferver até a água ficar reduzida a metade, triturar com a varinha mágica e juntar água fervida até perfazer 1 litro.
NÃO DAR: hortaliças e legumes; fruta crua (excepto a banana); fritos e gorduras; leite e derivados (excepto o iogurte); sumos de fruta e refrigerantes.
QUANDO IR AO MÉDICO?
Se a diarreia persistir, sobretudo em crianças pequenas, apesar de cumpridas as indicações acima referidas contacte o médico.
Para além disso, os pais devem recorrer ao médico se verificarem as seguintes situações: se verificar agravamento dos sinais de desidratação; intolerância da criança à hidratação oral e realimentação (por presença de vómitos, ingestão insuficiente ou recusa alimentar); idade inferior a 3 meses; mau estado geral ou diminuição da quantidade de micções e volume das mesmas.
Sem comentários:
Enviar um comentário